LOGUN ODÉ

Òrisà menino que os velhos respeitam! Logun é caçador e pescador, mora tanto na mata baixa como no rio conforme os seus pais, uma vez que é filho de Odé Ibulama e Yé Yé Yeponda. Representa a união de aspectos distintos, sem que cada um deles perca as suas características e identidades.
È o adorado príncipe do Ketu, das matas e dos rios, bem como de tudo o que serve de alimentação aos Homens. È dono da beleza masculina e da riqueza. Acompanha com Ewá, devido ás características solitárias desta Òrisà, que tanto recordam Logun de si próprio, uma vez que ambos vivem no limiar de dois mundos distintos.
Logun Odé é extremamente exigente nos seus rituais e oferendas, não permitindo quaisquer erros na execução dos trabalhos. Òrisà de grande sapiência, é adepto da paz e calmaria, podendo tornar-se extremamente enfurecido quando contrariado.
Belo e veloz e ágil como o Pai, doce e e rico como a mãe, Logun Odé é o Òrisà que ofusca com tanto brilho. Em Ileza, pode ser visto o seu palácio.

Personalidade dos filhos:

Os filhos de Logun Ode são muito vaidosos no que respeita ao “culto” do seu corpo. São sedutores, vaidosos, têm algo de preguiçosos e ciumentos.
A sua dupla personalidade verifica-se quando se apresenta ou de bom humor, educados e joviais, e com alguma fragilidade apresentando-se sombrios. Geralmente são bonitos de trato fácil orgulhosos na sua beleza; calmos e educados, individualistas e narcisistas. Têm o dom da conversa fácil e agradável. São profissionais de grande capacidade, mas é necessário que esteja afim de trabalhar e produzir, pois caso contrário nada feito. A vida para eles é para ser vivida com alegra e sem grandes compromissos. São ladinos espertos e por vezes inconvenientes.

Dia da semana: Quinta-feira (Òssósi), Sábado (Osún)
Alguns Números de Logun: 3, 5,
Cores: Azul Turquesa, Amarelo ouro
Alguns Símbolos de Logun: Abébé e Ofé
Elementos: Água e Terra
Alguns Metais de Logun: Ouro amarelo e platina
Alguns Minerais de Logun: Turquesa, Topázio brilhante
Algumas Flores de Logun: Flores silvestre
Saudação: Loci Loci Logun Odé!
Para quem atende ao Sincretismo: São Miguel Arcanjo