OSÓÒSSÍ

Osóòssí, ou em português Oxossi, é dono e senhor da mata, principalmente da mata baixa. Caçador por excelência, é o Òrisà da fartura e de todas as actividades que propiciam essa fartura, quer material quer espiritual. Como tal, é o Òrisà de onde provem o sustento para cada dia. Osóòssí é também o caçador do Asé, a força vital de cada um e de cada casa, trazendo prosperidade e abundância.
Rei de Ketu, é um Òrisà com fortes ligações à lua e à noite, o que explica a sua faceta profundamente mística, bem como à ancestralidade e à realeza.
Aprendeu com o seu irmão Ogún tudo o que sabe, incluindo os segredos da caça, da agricultura e da floresta. De Ossayn, recebeu os ensinamentos das Ewé (folhas) sagradas, das quais é profundo conhecedor. È um Òrisà cuidadoso, desconfiado e paciente, como todos os caçadores.


Algumas qualidades de Osóòssí:

Arolé, Inlé, Ibulama, Benim,

Personalidade dos filhos de Ósòóssì:

O filhos de Òssósi, em regra geral são pessoas espertas e rápidas. Têm sentido de responsabilidade. Em regra geral, são generosos, trabalhadores e amigos da ordem. Possuem capacidade de concentração e determinação para alcançar os seus objectivos.
Em regra geral, salvo raras excepções, são discretos nas suas sensações. Podem ser paternais e trabalham para que nada lhes falte em casa.
São vaidosos e por vezes “exigem” ser reconhecidos como alguém de destaque, o que por vezes esta é uma situação que lhes traz dissabores…
São amantes, sonhadores e vaidosos.

Dia da semana: Quinta-feira
Metal: Platina
Cores: Turquesa (verde)
Algumas Comidas de Ósòóssì: Asoso
Alguns Símbolos de Ósòóssì: Ofá, Ogé,
Elementos: Terra e Ar
Algumas Folhas de Ósòóssì: Aroeira, Peregun, Croton
Domínios: Mata
Saudação: Oke-arô, coke maiô!
Alguns dos Números de Ósòóssì: 4, etc…
Para quem atende ao sincretismo: São Sebastião